Posted on 17:26 4 comments

O que é um TBR Book Jar? 

Sei que muita gente que frequenta o blog fala inglês e saber o significado desses termos para o português deve ter parecido meio inútil, mas vamos lembrar que uma parcela não fala a língua, por essa razão fiz uma pequena e rápida introdução de termos:

"O TBR é uma abreviação da frase em inglês To Be Read, que em português é a nossa famosa lista Para Ler, e as palavras book e jar significam, respectivamente, livro e jarro. Assim, em resumo, TBR Book Jar quer dizer, basicamente, Jarro de Livros Para Ler."

Enfim, agora que todos sabem o que LITERALMENTE significa um TBR Book Jar, vamos para as partes mais legal dele: para que ele serve e como ele funciona.

Para que ele serve?

A verdade é que ele tem um nome bem auto-explicativo para qual é o seu real objetivo, mas este mesmo nome não explica exatamente COMO é possível diminuir a sua pilha que a cada mês que passa, parece só aumentar magicamente como se fossem dois coelhos no cio.



É aqui que entra o TBR Book Jar, porque ele serve para nos “forçar” a ler os livros que já estão acumulados em casa há bastante tempo para que essa pilha diminua para criar espaço para mais livros. Mas isso não quer dizer que você não possa comprar mais livros ou pegar livros emprestados nem nada disso (chegarei nessa parte mais para frente). Pense no jarro como se ele fosse numa resolução de ano novo ou como se ele fosse uma meta que você estabeleceu para si com o intuito de diminuir a lista de livros que você já tem!

Como ele funciona?


À princípio, você primeiro cria o seu recipiente que funcionará como seu jarrinho, depois você dá um sacudida nele, enfia a mão ou qualquer coisa lá dentro que possa tirar o papelzinho ou tira (todas as tirinhas com nomes de livros a serem livros) e sorteia o nome do livro que você lerá. Bem simples, né?
A verdade é que o TBR Book Jar funciona de uma forma bem tranquila e as regras de como ele funcionará serão QUASE todas impostas pelo próprio dono. As únicas regras que são estipuladas pela brincadeira é que:
  • Não coloque livros que você GOSTARIA DE LER, MAS AINDA NÃO EXISTEM NA SUA ESTANTE (tipo, você tem que comprá-lo para poder ler);
  • Não coloque os livros dos amigos;
  • Livros com prazo de leitura não devem ser colocados;
  • Se você comprou mais livros, coloque o nome no jarro;
  • Se você sortear um livro, é este livro que você lerá (nada de trocar de tirinha até aparecer o que você quer ler, isso é trapaça!!), a menos que você sorteie um que você tenha lido. Daí você retira essa tirinha e pega uma nova.

As outras regras são adicionadas de acordo com a sua necessidade.
Lembrem-se de considerar alguns problemas técnicos, como não caber a sua mão dentro do pote ou sortear uma continuação sem ter lido o primeiro livro. Sugiro que caso o livro sorteado seja uma continuação e você nunca leu o anterior, vá para o primeiro da série que você não leu, devolva aquele papelzinho para o jarro e conte como se aquele livro que você leu, foi o sorteado. Não acho que seja trapaça, mas este caso varia para cada um. Se você sentir que isso é trapacear, coloque apenas o nome dos primeiros livros de séries que você não leu!

Como fazer um TBR Book Jar?

  1. Faça uma lista dos livros na sua estante que não foram lidos: só não se esqueça que tem que ser seguindo aquelas regrinhas obrigatórias, viu?
  2. Corte esta lista em tirinhas: o importante é que estas tirinhas possam ser dobradas escondendo o nome dos livros, então você pode dobrar de qualquer forma! A graça é que você pode escrever os nomes de formas enfeitadas e cortar essas tirinhas em papéis coloridos para ficar mais bonitinho dentro do recipiente que você vai usar. 
  3. Arranje um recipiente que funcionará como um jarro: Pode ser um jarro mesmo (transparente ou não) ou um pote de sorvete (vazio, óbvio) ou uma caneca ou uma caixinha, a única coisa necessária é que todas as tirinhas caibam. Muita gente usa o TBR Book Jar como um enfeite no quarto ou na estante ou na sala, então o negócio é você saber se ele será apenas funcional ou será ele também será útil e com estilo.
  4.  Coloque as tirinhas no recipiente: o melhor é que o seu “jarro” nem precisa ser tampado.
  5. Siga suas regras: mas sem trapacear, hein?? A única pessoa que você engana fazendo isso é você mesma!
  6. Divirta-se!
Jarrinho com papéis super coloridos~~~          MEU SONHO É TER ESSA CANECA DE HARRY POTTER E FAZER UM TBR BOOK JAR COM ELA (e outra para beber todas as bebidas do mundo)!!!!

             

        "O Jarro de livro"











Categories: , ,

4 comentários:

  1. Que lindo! Adoraria fazer, mas não tenho livros em espera, nem estante. Argh, ser pobre é uma merda.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk Também estou nessa Karla!! Mas quero fazer o meu em breve!!

      Excluir
  2. Simplesmente amei essa ideia. Tenho muitos livros na minha estante e sempre fico confusa em qual ler primeiro. Pretendo fazer o TBR Book Jar o quanto antes, talvez assim minha enorme lista de livros diminua.

    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca!! Eu também adorei essa ideia!!É super fofa e pratica e ainda pode dar um charme na estante colocando o TBR Book Jar lá!!
      Faz mesmo e me conta como anda a leitura!!

      Beijos

      Excluir