Posted on 19:01 6 comments
amelie

Pessoal eu tava aqui estudando e achei uma notícia no site do Guia do Estudante, a matéria fala que cientistas da Universidade Emory, nos Estados Unidos, descobriram que ler pode afetar nosso cérebro por dias, como se realmente tivéssemos vivenciado os eventos sobre o qual estamos lendo.
Os pesquisadores descobriram que, nas manhãs seguintes às tarefas de leitura, o cérebro dos voluntários mostraram conectividade elevada no córtex temporal esquerdo, uma área associada à receptividade para a linguagem. “Mesmo que os participantes não estivessem realmente lendo o romance enquanto estavam no scanner, eles mantiveram essa conectividade elevada. Chamamos isso de ‘atividade sombra’, quase como uma memória muscular”, diz Berns.Em outras palavras, o cérebro dos leitores estava funcionando como se eles tivessem realizado uma série de atividades físicas que eles não haviam feito – mas o personagem do seu livro, sim. Simplificando tudo? É como se o nosso cérebro entendesse que nós somos o personagem, além disso essa pesquisa descobriu que isso pode persistir mesmo depois que você tenha acabado o livro.
Eu peguei apenas trecho s da reportagem, confiram ela inteira aqui!


Categories: , , ,

6 comentários:

  1. Isso não é nenhuma novidade para mim, haha. Toda vez que leio parece que eu sou a personagem... em alguns casos é bom, e outros, como Jogos Vorazes é terrível. Na parte que ela estava desidratada eu me sentia assim também. Terrível.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Karla!! Verdade! Eu acabo sentindo cada sentimento que o personagem sente, desde tristeza a euforia! kkk
      Nossa, deve ter sido horrível isso!!
      Beijos

      Excluir
  2. Nossa, que legal! :O
    Eu não sabia disso, mas achei muito interessante essa pesquisa. Bacana mesmo.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achei bem interessante! E o legal é que isso permanece mesmo depois que nós não estamos lendo mais!!

      Beijos
      Letty

      Excluir
  3. Olá Letty,
    Que noticia maravilhosa hahah.
    Achei a pesquisa muito interessante, parabéns por nos trazer essa curiosidade.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!!
      Não é?! kkk que bom que você gostou!! Eu também achei ela super interessante!!

      Beijos
      Letty

      Excluir