Posted on 17:08 6 comments
Como Eu Era Antes de Você
Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Louise Clark tem 26 anos e trabalha em um café numa pequena cidade inglesa, ela namora Patrick há 7 anos e está razoavelmente satisfeita com a vida que tem. Morando com os pais, a irmã, o sobrinho pequeno e o avô que sofreu um AVC, a vida dela dá uma reviravolta quando o local onde trabalha fecha. Sem muita experiencia e desempregada Louise consegue um emprego para cuidar de um tetraplégico por seis meses. Will Traynor é um belo homem que antes de sofrer um acidente era advogado e amante de esportes radicais, após passar 2 anos preso a cadeira de rodas e de precisar da ajuda das pessoas, Will se torna mal-humorado e amargo, o que afeta a vida de todos a sua volta. Louise de cara percebe que a convivência entre os dois será complicada, mas ela pensa no salário generoso que irá ganhar. E é claro que a convivência, o foco dela e a colaboração de Nathan, enfermeiro de Will, faz com que as coisas possam ir se acertando aos poucos. Em certo ponto os dois já conseguem passar algum tempo juntos sem atrito, o que permite que ambos se abram para uma relação de intimidade, amizade e afeto.

Jojo Moyes nos conta uma história dramática, mas cheia de bons momentos; sombria, mas igualmente cheia de vida; engraçada, mas ao mesmo tempo triste. É uma história, principalmente, sobre autodescoberta e amadurecimento; sobre duas vidas que se cruzam de forma inesperada, mas que deixa marcas profundas e permanentes. Esse é um daqueles livros que você já consegue imaginar o final, mesmo que ao longo da história tenha a tendência de acreditar (e desejar) em outro. Mais do que uma história de amor, o livro consegue trazer uma reflexão tão complexa – mas TÃO complexa – que faz com que você siga se questionando muito tempo depois de ler a última página.


A história é muito boa, os personagens são cativantes e eu me vi torcendo demais por um final feliz. A narrativa da autora é rica e apaixonante. E ao longo do livro você ama e odeia os persornagens ao mesmo tempo. Enfim, eu super recomendo esse livro, que me conquistou imensamente e que virou um dos meus livros prediletos.







6 comentários:

  1. Olá, adorei a resenha, sou louco pra ler esse livro.
    Muitos comparam com A culpa é das estrelas, você achou parecido?
    Beijos,
    http://umviciadoemlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Felipe!
      Sinceramente acho que a única coisa parecida é o fato de serem tristes, mas acho que para por aí. A história em si já é diferente, vale a pena ler!!
      beijos

      Excluir
  2. Nossa, eu não fazia ideia de que esse livro é tão bom assim! Pra ser sincera, essa é a primeira resenha dele que eu leio, já que eu nunca me interessei por ele, mas admito que agora fiquei um pouquinho curiosa sobre ele. :)

    http://sendoempapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own *-* fico feliz que tenha instigado você a lê-lo! Ele é um dos meus livros prediletos e eu sou super apaixonada por ele. Leia-o e depois me conte o que você achou, ok?
      beijos

      Excluir
  3. Amei a resenha. Realmente me vi torcendo por um final diferente do que já estava previsto. Esse livro realmente foi uma ótima surpresa pra mim.

    Bjim!!!

    Tammy - Livreando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas!! Acho que todo mundo torcia pra um final diferente, mas com certeza esse não deixou a desejar nem um pouco!!
      Beijim!!

      Excluir